23 julho 2012

Criação do PAA - Conab em São Sebastião do Oeste


No dia 19/07/12 quinta-feira, o Eng. Agrônomo da APRAFAD e do Sindioeste (Adenilson) e o Técnico da Emater  (Raul)  se reuniram   no escritório da Emater de  São Sebastião do Oeste  para dar continuidade aos  trabalhos de criação do PAA no município.
            O PAA–CONAB com doação simultânea está sendo desenvolvido por iniciativa do Sindioste (Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Divinópolis, São Sebastião do Oeste e Pedra do Indaiá), com o objetivo de criar uma nova  oportunidade para os seus sócios comercializarem os produtos do campo e  se desenvolverem na atividade.  Pela proposta de criação do PAA – Conab, a Associação de Produtores Rurais da Agricultura Familiar de Divinópolis e Região (APRAFAD), vai atuar como entidade articuladora e gestora do projeto.
             Já foi realizado o levantamento dos produtores que poderão participar e também das entidades que serão beneficiadas, pela doação dos produtos da Agricultura Familiar.    A mobilização dos participantes para maiores esclarecimento a respeito do projeto e coleta de informações é o próximo passo. Para os produtores participantes que não são associados a APRAFAD, o primeiro passo será realizar o seu cadastramento, visto ser uma das exigências, quando o projeto é executado por associações.
             São Sebastião do Oeste também vai ter PAA-CONAB, oportunidade que está mudando a cara do campo em vários municípios.


Adenilson Martins Caixeta
Eng. Agrônomo / APRAFAD

Casa para trabalhadores rurais “Minha Casa Minha Vida Rural”


Quem num sonha em ter uma casa própria? No meio urbano muitos estão realizando este sonho com ajuda do programa “Minha Casa, Minha Vida”.
Trabalhadores Rurais também podem realizar o sonha de ter uma casa nova. A mais de um ano Nilson Sérgio Pereira vem trabalhando em busca de informações para ajudar a tornar realidade, o processo é um pouco demorado, são vários os detalhes, é preciso tempo e dedicação. O assunto meche com a expectativa das pessoas.
Os recursos são liberados pela Caixa Econômica Federal ou Banco do Brasil, é necessário juntar uma lista de documentos da pessoa interessada que enquadre nas regras do programa, o primeiro documento é a DAP –(Carta de Aptidão ao Pronaf) com renda bruta anual de 15.000 reais.
O trabalhador ou trabalhadora rural que interessar, deve procurar o sindicato para maiores informações juntar a documentação exigida pelo programa.O valor é de R$25.000,00 para a construção da casa e terá que pagar o valor de R$2000,00 parcelado em até 4 anos, a contra partida do trabalhador ao programa.
Para que a construção das casas se torne realidade, é preciso que os Sindicatos dos Trabalhadores Rurais, Associações de produtores, Cooperativas ou prefeituras executem o programa.
Em Divinópolis a construção das casas para os trabalhadores rurais esta próxima de acontecer.Nilson já está buscando parcerias para realizar o projeto, em breve serão abertas as inscrições.
No dia 17 de julho de 2012 uma visita foi realizada ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Arcos e na prefeitura onde já é realidade e foram construídas e entregues 10 casas e estão iniciando mais 40.
Segundo o presidente do sindicato, Criolo, as parcerias são fundamentais para que as construções aconteçam na melhor forma possível, a prefeitura é uma das principais parcerias, entra com a mão-de-obra, engenheiro e assistente social.
Edilson Carlos de Souza e Nilson além de buscar informações a respeito também visitaram as casas já construídas e resididas pelos trabalhadores rurais.
Um dos critérios para receber a casa é ser trabalhador rural, em Arcos usaram um dos o critérios, ser jovem, morar na roça, atender primeiro as pessoas que estão começando a vida.
Nilson, quando presidente do conselho particular de Nossa Senhora da Piedade de Buritis da sociedade de São Vicente de Paula, conduziu a construção e reforma de várias casas, tudo com doações e mutirões, muitos sonhos realizados.
Agora mais uma oportunidade, desta vez em todo município de Divinópolis, São Sebastião do Oeste e Pedro do Indaiá, muitas pessoas poderão ter o sonho da casa própria e nova. O interesse em ajudar as pessoas, a coragem, ousadia, a dedicação, faz parte da personalidade do jovem Nilson que está conseguindo com seu jeito de trabalhar,buscar e trazer oportunidades para melhorar as condições de vida de muitos agricultores familiares. O trabalho em conjunto, as parcerias têm possibilitando chegar até os agricultores às políticas conquistadas através das lutas sindicais. É obrigação e dever das entidades que representa os agricultores lutar e fazer acontecer de fato e de direito os benefícios e as oportunidades. É a realidade do campo sendo mudada para melhor e valorizada, novo horizonte ao povo do campo.


Fotos das casas construídas em arcos pelo Sindicato através do programa
“Minha Casa, Minha Vida Rural”





5º Encontro de Produtores - Convite!

No dia 28 de julho um evento está programado para acontecer, o 5º encontro dos agricultores da APRAFAD – Associação dos Pequenos Produtores da Agricultura Familiar de Divinópolis.
Parcerias que geram resultados, possibilitam realizar mais um evento importante. O ABC que valoriza o agricultor, abre espaço para vender os produtos da região, compra dos agricultores e são inclusive um dos melhores compradores do setor em Divinópolis.
A cinco anos comemora junto com eles, discute políticas, possibilita uma interação entre os agricultores, traz possibilidades e novas oportunidades.
Este ano o 5º encontro de produtores será mais atrativo, novas atrações farão parte do evento como a missa em ação de graças pela ocasião do dia do agricultor, mesa de debates, sorteio de prêmios, feira, implementos, veículos, música, Buffet rural e comidas típicas.
No dia 19 de julho, Nilson S. Pereira representando o Sindioeste de Divinópolis e a Aprafad participou juntamente com o Sr. Valdemar Amaral presidente da Rede ABC e Rogério Amaral de uma coletiva para a imprensa em um café da manha no Híper ABC na rua Goiás em Divinópolis para falar da importância do 5º encontro, as novidades e para convidar o público para participar.


Interessados em participar favor pegar convites no Sindicato dos Trabalhadores Rurais.

19 julho 2012

Agradecimento de Hélcia V. Teixeira


E-mail recebido de Hélcia Veriato Teixeira:

Mestranda em Administração
Linha de Pesquisa: Gestão Pública

Caro Nilson e amigos da terra do Divino que também receberam este convite!
Agradeço imensamente, e faço questão de registrar minha justificativa pela ausência junto a todos!!!
Há exatamente um ano quando procurei o Sindicato para realizar um trabalho acadêmico tive a satisfação de pesquisar este Programa Federal na nossa cidade.
Fiquei tão encantada e surpresa quanto entrevistei os produtores rurais de diferentes regiões, o carinho que o Nilson me atendeu!
O produto final que produzi um artigo para a disciplina: Administração Pública Contemporânea, já fazia apontamentos para a necessidade da Gestão Municipal tornar Público o sucesso do mesmo. E o resultado está ai para ser celebrado nesta missa do dia 28.
A sociedade Divinopolitana precisa conhecer mais sobre esta linda experiência de sucesso, que estamos protagonizando!
Somos referencia em politicas publicas de segurança alimentar!
Falta pouco para eu poder ficar mais na nossa terra, e somar com vocês na construção de uma cidade melhor para se viver!
Que Deus abençoe a todos que são atores nesta conquista!

II Seminário de Agricultura Familiar


No dia 20 de junho de 2012 de 9hs às 16hs no Teatro Usina Gravatá aconteceu o II Seminário de Agricultura Familiar em Divinópolis.
Temas importantes aos agricultores e a população foram debatidos no evento conforme a programação.

Foi um dos melhores eventos realizados, a Secretaria de Agronegócio juntamente com vários parceiros, preparou e realizou o evento que trouxe o debate sobre novas possíveis oportunidades para os agricultores familiares.

Autoridades políticas do estado, município e entidades de classe privada participaram do evento participando inclusive do debate na mesa redonda.
Aprafad, parceira do evento esteve presente participando e ainda serviu o Buffet Rural, um delicioso café natural direto da roça.

Agricultura familiar, a força que vem do campo, produzindo alimentos, gerando renda para a cidade e para o campo, alimentando a cidade e disponibilizando opção de saúde.

Nilson Sérgio Pereira
Julho de 2012

Reunião na Comunidade Rural de Guarita – São Sebastião do Oeste


O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Divinópolis, São Sebastião do Oeste e Pedra do Indaiá realizou encontro com trabalhadores rurais. O bate papo aconteceu na comunidade de guarita município de São Sebastião do Oeste no dia 20 de junho de 2012 à noite no centro comunitário, 24 trabalhadores e trabalhadoras e os diretores José Antônio Ribeiro e Nilson Sérgio Pereira estiveram presentes.

Temas importantes foram debatidos, várias informações, esclarecimentos a partir da demanda dos presentes. Exemplo: previdência, documentação, Pronaf, PNAE e outros.

Segundo os participantes foi bom o encontro e esperam por mais.

FETAEMG - Assembléia prestação de contas 2011


A FETAEMG realizou no dia 26 de junho de 2012 a assembléia de prestação de contas. Sindicatos filiados a federação participaram deste momento importante onde foi apresentado aos presentes os gastos da federação referente ao exercício de 2012 e foi aprovado. 


Conforme o edital de convocação foi tratado outros pontos pré-estabelecidos, como: Minha Casa Minha Vida Rural, Eleições municipais e AGRIMINAS.

Durante todo o dia várias informações foram passadas aos presentes.  Acompanhar e estar junto a federação que representa os trabalhadores rurais no estado, traz segurança e nos mantém informados.




17 julho 2012

Sindioeste: Destaque na Agriminas


Sindicato dos Trabalhadores Rurais foi destaque e foi homenageado na 7ª Feira da Agricultura Familiar do estado de MG, que aconteceu em BH na Serralheria Souza Pinto nos dias 5 a 8 de julho de 2012.
A homenagem foi em reconhecimento aos bons trabalhos prestados aos municípios, região e o estado em benefício aos trabalhadores rurais da Agricultura Familiar.
A coragem, a inovação, a busca por novidades, a boa atuação, o envolvimento, a valorização do povo rural de Divinópolis e região principalmente a agricultura familiar e os resultados conquistados alcançados foram os motivos que levou a FETAEMG a homenagear o Sindioeste. Uma placa em Homenagem Especial:

O movimento sindical tem alcançado grandes conquistas em nível de estado e Brasil, é preciso que as conquistas cheguem aos trabalhadores rurais em forma de benefícios, possibilitando uma melhor qualidade de vida.
O Sindioeste e a Aprafad juntamente com os diversos parceiros tem feito este papel, possibilitar classe a chegada destas conquistas transformando o cenário da agricultura familiar antes sem importância e sem rumo, hoje destaque no município, no estado e até no Brasil, mostrando que é possível ter uma qualidade de vida no campo, gerar renda produzindo alimentos, despertando interesses nos agricultores que estão na atividade em busca das oportunidades geradas. Muitos que foram para a cidade estão voltando para o campo.
A garantia de mercado, assistência técnica, preços justos, cursos para aperfeiçoamento, excursões, parcerias. É preciso vontade, coragem, persistência e correr atrás para fazer acontecer, isso é o que não falta na direção do Sindioeste e Aprafad.
Vale à pena acreditar e trabalhar pela valorização do homem do campo, muitos são os benefícios gerados pelos produtores a favor da natureza, da cultura, saúde, economia...
É muito bom o reconhecimento pelos bons trabalhos realizados, muito ainda poderemos realizar e fazer acontecer!
Nilson Sérgio Pereira





Reunião Ordinária Aprafad


3 de julho, primeira terça-feira é dia de reunião da Aprafad. Todo mês acontece às 16h30min a reunião ordinária, na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Agricultores associados, diretores, convidados e interessados podem participar da reunião.

Assuntos importantes são decididos pelos presentes, por isso a importância da participação nas reuniões, ficar por dentro do que acontece no dia a dia, opinar, sugerir e definir as ações e projetos a serem trabalhados.

Por exemplo, projeto de assistência técnica é redefinido e irá priorizar fornecedores da Aprafad, compra conjunta de insumos e ferramentas, como participar e ser beneficiado.
“Minha casa, Minha Vida Rural” Programa do Governo Federal – construir casas para os trabalhadores rurais que se enquadrem nas regras do programa, novos cursos do SENAR em parceria com Aprafad e SINDIOESTE para os agricultores estão para acontecer como o de aplicação de agrotóxicos previsto para setembro de 2012, plano de governo para o próximo prefeito de Divinópolis elaborado pela APRAFAD para a área rural, o que estamos prevendo para ser executado pelo próximo prefeito para o meio rural de Divinópolis.

São nas reuniões, que são traçadas as regras dos trabalhos da Aprafad, todo mês temos novidades.

 
Nilson Sérgio Pereira

11 julho 2012

Agricultor familiar pode vender até R$ 20 mil por ano para o PNAE


O novo limite já está em vigor. A Resolução do FNDE que amplia de R$ 9 mil para R$ 20 mil o teto de venda por agricultor para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) foi publicada nesta quarta-feira (4), no Diário Oficial da União, no mesmo dia em que o Ministério do Desenvolvimento Agrário anunciou a novidade entre as medidas do Plano Safra da Agricultura Familiar 2012-2013.
Até junho deste ano, o agricultor familiar podia vender até R$ 9 mil por ano ao PNAE. Agora, cada agricultor pode vender mais do que o dobro deste valor e chegar ao limite de R$ 20 mil ao ano. "Essa medida representa uma oportunidade para a agricultura familiar ganhar experiência em comercialização", pontua o secretário da Agricultura Familiar, Laudemir Müller. "Com a possibilidade de vender até R$ 20 mil permite que ele faça investimento para melhorar sua produção e se preparar, já que agora pode vender mais que o dobro do valor para o PNAE", diz Müller.
A Resolução n° 25, de 4 de julho de 2012, altera a redação dos artigos 21 e 24 da Resolução nº 38, de 16 de julho de 2009, no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
A resolução também determina que as entidades executoras do Programa deverão divulgar suas Chamadas Públicas para compra da Agricultura Familiar na Rede Brasil Rural (ferramenta criada pelo MDA - http://redebrasilrural.mda.gov.br), além dos meios já utilizados, como rádio e jornais. A partir do ano de 2013, a circulação dos editais na Rede poderá ser obrigatória, mediante regulamentação especifica pelo FNDE.
O coordenador da Rede Brasil Rural, Marco Antonio Viana Leite, comemora a publicação: "Isso demonstra que estamos implantando um novo mecanismo efetivo, que viabiliza e dá agilidade à comercialização da agricultura familiar".
RESOLUÇÃO Nº 25, DE 4 DE JULHO DE 2012
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO
CONSELHO DELIBERATIVO
DOU de 05/07/2012 (nº 129, Seção 1, pág. 24)
Altera a redação dos artigos 21 e 24 da Resolução/CD/FNDE nº 38, de 16 de julho de 2009, no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Fundamentação Legal: Resolução/CD/FNDE nº 38, de 16 de julho de 2009.
O PRESIDENTE DO CONSELHO DELIBERATIVO DO FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO (FNDE), no uso das atribuições que lhe são conferidas pelos arts. 4º, § 1º, e 14, inciso II, do Anexo I, do Decreto n.º 7.691, de 2 de março de 2012, publicado no D.O.U. de 6 de março de 2012, e pelos arts. 3º, inciso I, alíneas "a" e "b", 5º, caput, e 6º, inciso VI, do Anexo da Resolução/CD/FNDE nº 31, de 30 de setembro de 2003, e
considerando a obrigatoriedade de publicação das demandas de aquisições de gêneros alimentícios da Agricultura Familiar para Alimentação Escolar por meio de chamada pública;
considerando a prioridade de desenvolvimento da agricultura familiar e a necessidade de atualização das referências de valores limites relativos às aquisições de alimentos para alimentação escolar, resolve "ad referendum":
Art. 1º - O artigo 21 da Resolução/CD/FNDE nº 38, de 16 de julho de 2009 passa a vigorar com a seguinte redação:
"Art. 21 - As entidades executoras deverão publicar os editais de aquisição de gêneros alimentícios da Agricultura Familiar e/ou Empreendedor Familiar Rural para alimentação escolar em jornal de circulação local e na forma de mural em local público de ampla circulação e divulgar em seu sítio na internet, caso haja. Se necessário, publique-se em jornal de circulação regional ou estadual ou nacional, em rádios locais e no sítio eletrônico da Rede Brasil Rural.
Parágrafo único. A publicação no sítio eletrônico da Rede Brasil Rural poderá tornar-se obrigatória a partir do ano de 2013, mediante regulamentação especifica pelo FNDE."
Art. 2º - O artigo 24 da Resolução/CD/FNDE nº 38, de 16 de julho de 2009 passa a vigorar com a seguinte redação:
"Art. 24 - O limite individual de venda do Agricultor Familiar e do Empreendedor Familiar Rural para a alimentação escolar deverá respeitar o valor máximo de R$ 20.000,00 (vinte mil reais) por DAP/ano. (NR)"
Art. 3º - Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação.