30 outubro 2012

Novos benefícios e serviços aos trabalhadores rurais

O mês de setembro de 2012 tem sido um mês de muitas oportunidades oferecidas ao Sindicato que beneficiará os trabalhadores rurais. Veja o que chegou ate o sindicato e o que o sindicato irá fazer e fez para valorizar ainda mais o meio rural e facilitar a vida de seus associados, é muita coisa! 

Parceria com o IEF: Reunião no sindicato com os chefes da unidade de Divinópolis, Rodrigo e Geraldo Magela para concretizar conversas que já vinham acontecendo com intuito de celebrar um convenio entre ambas as partes: IEF, Sindioeste e Aprafad, onde o Sindicato a partir daí terá um novo funcionário que cuidará dos serviços ambientais, averbação de reserva, APP, reflorestamento, Bolsa Verde e outros. 

Microcrédito Orientado: O Sindicato e a Aprafad foram convidados a participar de uma reunião na superintendência do Banco do Brasil em Divinópolis, onde o assunto sobre microcrédito foi passado aos presentes, uma nova oportunidade de benefícios, uma alternativa financeira com juros muito baratos, vamos implantar este serviço. 

Pronaf: reunião no sindicato com a presença dos funcionários do Banco do Brasil que trata do assunto. Fernando Ramos e Watson estiveram no Sindicato para concretizar o convenio que já vinha sendo conversado. No convenio firmado nesta nova parceria o associado não mais precisará ir ao banco requerer o Pronaf, será feito no sindicato, o interessado irá ao banco apenas para assinar e retirar o recurso. 

Minha Casa Minha Vida Rural: Divulgações sobre o assunto estão sendo realizadas, nos dias 18, 19, 20 e 25 do mês de setembro foram feitas as inscrições dos trabalhadores rurais interessados. Para executar o programa o sindicato concretizou nesta sexta-feira dia 14 de setembro a contratação de uma assistente social que cuidará do assunto e outros trabalhos que serão desenvolvidos por esta profissional, os trabalhadores rurais terão um ganho muito grande com este novo serviço. Para o programa Minha Casa Minha Vida Rural o sindicato está trabalhando para buscar parceiros para ajudar na realização do projeto.

24 outubro 2012

A triste verdade sobre refrigerantes

Um projeto chamado "The Real Bears" (Os Ursos Verdadeiros) está sendo divulgado em todo o mundo com o objetivo de mostrar verdadeiros fatos sobre os refrigerantes. Segundo a pesquisa realizada pelo projeto, bebidas açucaradas são a fonte número um de calorias na dieta americana. Um terço da América está com excesso de peso e o outro terço com obesidade. As pessoas ainda estão engolindo o que as empresas de refrigerantes dizem estar vendendo, "A felicidade".

A pesquisa também provou uma relação direta entre o consumo de bebidas açucaradas e o aumento da obesidade, o que promove diabetes, doença cardíaca, derrame e outros problemas de saúde.

Assista o vídeo abaixo para entender melhor



Fatos sobre refrigerantes:

Verdades: 
  • Cada bebida açucarada consumida por dia aumenta a probabilidade de uma criança se tornar obesa em cerca de 60%. Bebidas açucaradas estão ligados a outros problemas de saúde também.
  • Cada refrigerante consumido por dia aumenta o risco de doenças cardíacas em 19% em homens.
  • Beber uma ou duas bebidas açucaradas por dia aumenta o risco de diabetes tipo 2 em 25%.
  • O diabetes pode levar à disfunção erétil.

Mentira: "Na Coca-Cola, sabemos que o nosso negócio só pode ser tão forte e sustentável e saudável como as comunidades que servimos. "
- Muhtar Kent,
Coca-Cola Presidente e CEO

Verdades: 
  • Os americanos consomem cerca de 38 quilos de açúcar nas bebidas açucaradas para cada ano.
  • A maioria das bebidas açucaradas são desprovidas de nutrição - vitaminas, minerais, proteínas, ou de fibras e contêm apenas calorias vazias.

Mentira: "A Coca-Cola é um excelente complemento para os hábitos de uma vida saudável. "
- Douglas Ivester,
O ex-presidente da Coca-Cola e CEO

Para saber mais acesse o site do projeto: therealbears.org
Ajude você também a divulgar essa verdade.


Divinópolis terá novo Plano Diretor

Divinópolis está passando por um momento ímpar em sua dinâmica sociopolítica: o processo de elaboração do Plano Diretor, cuja função social é garantir a prática da justiça social na primazia da qualidade de vida e do desenvolvimento econômico. 


O Plano Diretor é, de acordo com o Estatuto das Cidades, um instrumento importante na orientação política do desenvolvimento municipal, e visa estabelecer, ordenar, planejar e direcionar as prioridades do município frente ao seu crescimento populacional e expansão econômica, sob a ótica harmônica entre o urbano e o rural, ou seja, a cidade como um todo. O Plano Diretor é construído de forma coletiva na perspectiva da promoção social, do direito a uma cidade democrática e cidadã. 

A partir deste princípio, a APRAFAD, SINDIOESTE e agricultores familiares foram convidados a participarem de um momento relevante do processo de construção do Plano Diretor em Divinópolis, o encontro foi realizado no último dia 17 na FUNEDI.



O encontro iniciou com a fala do Presidente da FUNEDI, professor Gilson Soares, que explanou sobre a importância da construção de um Plano que contemplasse as emergências urbanas e rurais, com a finalidade de construir um município mais equânime em suas relações sociais.

A equipe, que direcionou o encontro, buscou escutar a realidade da agricultura familiar no município e compreender a atual dinâmica que se estabelece na relação entre o urbano e o rural. Além disso, questões como segurança alimentar e o CONSEA foram abordados pela equipe como aspectos singulares na edificação da valorização da agricultura familiar do município e de ações referentes no Cultivar/Nutrir/Educar.

Os representantes da APRAFAD, do SINDIOESTE e os agricultores familiares explanaram assuntos como produção de alimentos, PNAE, recursos naturais, associativismo, dentre outros. Os assuntos tangenciaram tanto os avanços alcançados quanto os desafios, e dentre eles a questão do incentivo para a permanência do homem no campo e para a prática da agricultura familiar.

No segundo momento, as atividades do encontro promoveram a construção de um painel lúdico com as percepções da cidade ideal e da cidade real – com seus pontos positivos e negativos. Diversos aspectos puderam ser apreciados e discutidos de maneira clara e objetiva, ressaltando a questão da terra, meio ambiente, sustentabilidade, chacreamentos, lazer rural.


Os aspectos apontados irão seguir para pauta de discussão para a elaboração do Plano Diretor, e a expectativa tangencia, a partir deste encontro, na concretização, materialização e na exequibilidade de propostaspara a obtenção de uma realidade municipal que defenda os direitos do urbano e do rural.

“Uma utopia é uma realidade em potência”
 Edouard Herriot
Sheila – Assitente social do SINDIOESTE

22 outubro 2012

Comida de menos ou comida demais?


Deu no jornal, na Semana Mundial da Alimentação: “Outro problema de país rico: o número de obesos cresce há seis anos. Saltou de 11,4%, em 2006, para 15,8% em 2011, segundo o Ministério da Saúde, que culpa os novos hábitos alimentares dos brasileiros por esse aumento” (O Globo, 16.10.12, p. 21).

Em sua última reunião, o Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) discutiu o Plano Intersetorial de Prevenção e Controle da Obesidade – Promovendo modos de vida e alimentação adequada e saudável para a população brasileira, proposta pela Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan), que reúne 19 ministérios, sob coordenação do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), e formulado com participação do Consea e da Organização Panamericana/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS).

Na apresentação do plano diz-se o seguinte: “As pesquisas do Ministério da Saúde apontam que a cada ano a prevalência de obesidade, entre adultos brasileiros, cresce cerca de 0,8% ao ano. Ao todo são 75 milhões de brasileiros que já apresentam algum grau de sobrepeso e de obesidade, dentre eles 5,7 milhões de crianças entre 5 e 9 anos, o que representa 01 em cada 03 crianças nessa idade. A obesidade interfere na qualidade de vida do indivíduo e das coletividades, além de ser um forte fator de risco para o desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis como  diabetes, doenças cardiovasculares e câncer. A determinação do sobrepeso e da obesidade é multifatorial e social. Está relacionada à má alimentação, aos modos de comer e de viver da atualidade e também, preponderandemente, ao sistema alimentar vigente no país”.

Em 2003, o presidente Lula colocou como prioridade máxima de seu governo o combate à fome e à miséria, lançando o Fome Zero. Em 2011, a presidenta Dilma lançou o Brasil Sem Miséria, para acabar com a extrema pobreza até o fim de 2014.

Agora, “o governo brasileiro, por meio da Caisan, apresenta um Plano Intersetorial para o enfrentamento deste cenário epidemiológico do sobrepeso e da obesidade, configurado como um problema social com dimensões morais e repercussões na saúde e na qualidade de vida do indivíduo, pautado em 6 grandes eixos de ação: 1. Disponibilidade e acesso a alimentos adequados e saudáveis; 2. Educação, comunicação e informação; 3. Promoção de modos de vida saudáveis nos ambientes/territórios; 4. Vigilância alimentar e nutricional e das práticas de atividade física da população; 5. Atenção integral à saúde do indivíduo com excesso de peso/obesidade; 6. Regulação e controle da qualidade e inocuidade dos alimentos”.

Completa-se assim um conjunto de programas, planos e ações, articulados com políticas como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), o incentivo à agricultura familiar, entre tantos outros. Em 2011, foi lançado o 1º Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional 2012-2015, com diretrizes, objetivos e metas. Em breve será lançado o Planto Intersetorial de Prevenção e Controle da Obesidade e até março de 2013 deverão estar concluídos a Política e o Plano Nacionais de Agroecologia e Produção Orgânica.

A fome, que continua existindo no mundo e em função da crise econômica vem aumentando nos países ricos, o crescimento acelerado da obesidade, aparentemente contraditórios, são resultado de um mesmo projeto de desenvolvimento. São faces da mesma moeda, de valores baseados na desigualdade social e econômica, no consumismo desvairado, no descuidado com o planeta terra. Os alimentos produzidos são mais que suficientes para todos. São mal distribuídos, por um lado. Por outro, são apenas fonte de lucro. Felizmente, o Brasil está tomando outro caminho, fazendo políticas públicas com participação social. “País rico é país sem pobreza” é a prioridade do governo da presidenta Dilma.

Da minha parte, vou ter que tomar algumas providências. Nunca passei fome nem sou obeso. Mas aos 61, a barriguinha, a falta de cuidados alimentares, os poucos exercícios regulares como caminhadas – a bicicleta está parada em casa -, às vezes uns tragos a mais, trazem consequências e fazem seus estragos. Não custa nada cuidar-se, cuidando assim também dos que nos cercam, do meio ambiente e do futuro. E avisei aos manos Elma e Marino, que plantam hortifrutigranjeiros e os vendem na Feira do Produtor em Venâncio Aires: é hora de acabar com venenos nas verduras, frutas e legumes.

O amanhã não espera. Ele é feito por nós.

Selvino Heck é assessor especial da Secretaria Geral da Presidência da República e secretário executivo da Comissão de Agroecologia e Produção Orgânica

18 outubro 2012

Sindicato participa de reunião no INSS

No dia 23 de agosto de 2012 às 9:30 horas, na agencia do INSS de Divinópolis aconteceu uma reunião com a chefia da agencia do INSS e alguns servidores que lidam com processos rurais. Do sindicato esteve presente o Presidente José Antonio Ribeiro, o secretario Nilson Sergio Pereira, Dr. Clarete Advogado e Selma Funcionária do Sindicato.

No início do ano Nilson já havia solicitado esta reunião junto a chefe da agencia com o objetivo de obter esclarecimentos sobre procedimentos quanto aos processos de benefícios rurais, ajustes de detalhes e fortalecer a parceria com o INSS.  O Sindicato que presta serviços aos trabalhadores rurais na orientação de benefícios, montagem de processos e encaminhamentos é muito respeitado pela agencia.

O trabalhador rural sócio conta com o sindicato para ajudá-lo a buscar quando necessário algum benefício, e para isso é preciso estar preparado com a documentação onde o sindicato tem a função de ajudar o segurado especial a montar o processo de acordo com sua realidade e o tipo de benefício que irá solicitar.

Com o Sindicato é mais seguro pedir o benefício junto à previdência, no qual não temos interesse financeiro, pois é nossa obrigação orientar e ajudar ao trabalhador rural no que for necessário.

Seja sócio do Sindicato!

Movimento Sindical promovido pela FETAEMG



O dia 24 de agosto de 2012 foi uma data marcante para os trabalhadores rurais e suas lideranças sindicais. A FETAEMG realizou em Divinópolis um encontro com as lideranças de 39 sindicatos da região de Divinópolis, mais de 400 pessoas estiveram reunidas no AABB (Associação Atlética do Banco do Brasil).

Foi um momento de conversas sobre a situação do movimento sindical, alerta sobre a fórmula de atuação das lideranças, o esvaziamento dos sindicatos, o comodismo, o enfraquecimento, a falta de renovação entre outros assuntos.

O objetivo do encontro foi de alertar os sindicatos, mostrar que os tempos mudaram e que as novas fórmulas podem e devem ser utilizadas para tornar os sindicatos mais atrativos para que todos os trabalhadores rurais possam ser sindicalizados, caso contrario em breve teremos crise no Brasil segundo alerta da FETAEMG, quem não estiver preparado terá problemas, os sindicatos precisarão se manter fortes para enfrentar as turbulências para que os trabalhadores rurais não sejam prejudicados.

Os próprios participantes foram provocados a discutir e propor alternativas a serem utilizadas pelos sindicatos e que possam ter argumentos para convencer os trabalhadores rurais a se sindicalizar. É preciso muita criatividade, coragem, ousadia, inovação, capacitações e renovações de idéias, planejar, avaliar, firmar novas parcerias, ir onde estão os trabalhadores rurais, delegar funções entre outras sugestões.


“Trabalhador sindicalizado tem que ser trabalhador protegido! 
Há muito que pode ser feito.”


Para mais informações sobre o Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais acesse o site da FETAEMG www.fetaemg.org.br

16 outubro 2012

Um Olhar para a Habitação Rural


A agricultura familiar, segundo Alberto Duque Portugal, é aquela que se constituí com base em pequenos e médios produtores e que representam a maioria dos estabelecimentos rurais no Brasil, expresso numericamente por cerca de 4,5 milhões de estabelecimentos.

De acordo, ainda com Alberto Duque, o maior desafio da agricultura familiar especificadamente no Sudeste do Brasil tangencia a exigência, por parte dos consumidores, por produtos de qualidade e saudabilidade. Cabe ressaltar, também, que a agricultura familiar desempenha um papel social e econômico expressivo para diversos municípios e potencializa a dinâmica de co-dependência entre o urbano e o rural.

Assim, valorizar a agricultura familiar é promover a valorização de uma unidade portadora de significados sociais, culturais e ambientais. Esta percepção inaugura a multifuncionalidade da agricultura familiar, e possibilita visualizar a pluralidade temática que se pode estabelecer no desenvolvimento de políticas públicas. E ao se aprofundar esta realidade, surge a especificidade de cada grupo de agricultores familiares e a proposta de territorialidade, que é um mecanismo ímpar no processo de permanência do homem no campo. Esta análise permite enfatizar o atual direcionamento das atividades do campo, a busca pelo desenvolvimento sustentável.

Atualmente, cerca de oito a cada dez trabalhadores rurais desenvolvem a agricultura familiar, mas nem sempre foi assim. Nos meados do século passado, o Brasil sofreu um forte processo de êxodo rural e que consequentemente acelerou o processo urbano de desemprego, uma vez que a “cidade” seria palco de inúmeras possibilidades. Com o passar do tempo, a vida no campo começou a ser revalorizada e com ela o homem do campo teve sua relevância resgatada pelo sistema econômico e social.

Esta revalorização do homem no campo e a importância de seu trabalho, nas cadeias produtivas e alimentares, trazem consigo a emergência de políticas capazes de personificar o homem do campo como ator social, e proporcionar condições de sua permanência na vida rural, tendo em vista a grande dependência do homem da cidade com as atividades do campo.

Um dos mecanismos de incentivo a permanência do homem no campo é a oportunidade de habitação digna e que se adeque as realidades de vida sua família preservando sua identidade sociocultural.

A Fundação João Pinheiro organizou um estudo sobre habitação no ano referência de 2008. Neste estudo, a metodologia de avaliação do aspecto habitação é tratada a partir de dois princípios: déficit habitacional (se relaciona com precariedade, coabitação e adensamento populacional em unidades alugadas) e inadequação dos domicílios (se relaciona adensamento populacional em unidade própria, carência de serviços de infraestrutura, cobertura inadequada, e outros). Quantitativamente, de acordo com dados da FJP, estima-se que cerca de 16,5% do déficit habitacional pertence a zona rural (cerca de 917 mil domicílios), indicando 76 mil unidades habitacionais locados na Região Sudeste.

Além disso, de acordo com a PNAD 2011 – Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio registra que 15,3% da população trabalha no campo, em um total de 14,4 milhões de pessoas, 7,3% a menos em relação ao PNAD 2009. A PNAD 2008 – Aspectos Rurais apresenta que 7,93% da população da região Sudeste mora em zona rural, sendo que o rendimento per capito de cerca de 43% desses residentes não ultrapassa ½ salário mínimo.

Neste estudo ainda foi explanado sobre o recurso de água encanada, cerca de 1/3 dos domicílios não apresentam esta estrutura, e 60% dos domicílios possuem fossa rudimentar.

Diante desta situação, percebe-se a emergência por soluções habitacionais rurais, a partir dos princípios da equidade, isonomia, cidadania e acessibilidade aos direitos; onde contemplem os critérios de salubridade, soluções nos serviços de infraestrutura e ofereça condições mínimas de existência digna e do exercício de sua cidadania. Tendo em vista tal emergência, não se pode desassociar a importância da mobilização social: de parceiros, agentes e beneficiários, e do caráter participativo, tanto nos processos decisórios quanto na execução de ações, tangenciando uma sustentabilidade harmônica entre o homem e o campo.

Assim, citamos este pensamento:

“Cabem, pelo menos, duas perguntas em um país onde a figura do cidadão é tão esquecida. Quan­tos habitantes, no Brasil, são cidadãos? Quantos nem sequer sabem que o são?”

Milton Santos: “Há cidadãos neste país?”
O Espaço do Cidadão, 1987

Que todos possam ser cidadãos!

                                                                                                                  Sheila Costa
Assistente Social do SINDIOESTE