29 janeiro 2013



1º Encontro de Produtores de Maracujá de Divinópolis:
“Integrando e Profissionalizando a produção”
A APRAFAD e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Divinópolis juntamente com o apoio da Emater de Divinópolis promoveram na ultima quarta-feira, dia 23/01/2013 o 1º Encontro de Produtores de Maracujá, na ocasião vários produtores marcaram presença. A iniciativa é um esforço da APRAFAD para alavancar o desenvolvimento da fruticultura no município de Divinópolis e região. A integração promovida com os produtores, à troca de experiências entre quem esta começando na atividade e que já planta há muitos anos, contribuiu muito para profissionalização e fortalecimento dessa atividade.
 A produção de maracujá começa a despontar como mais uma importante opção de cultivo na região, devido às ótimas condições climáticas e ao enorme potencial do mercado consumidor. Diante da oportunidade o setor produtivo não pode ficar parado, é necessário se articular e somar esforços, para que de fato esse potencial seja explorado da forma mais sustentável e assim gere renda e qualidade de vida no campo para os agricultores familiares.
Os trabalhos e discussões durante todo encontro foram riquíssimos e muito produtivos. A participação do Eng. Agrônomo da Emater Alberto Coutinho e do produtor de maracujá e também Eng. Agrônomo Isaac, trouxeram importantes contribuições técnicas sobre o manejo e condução do maracujazeiro. Na oportunidade os agricultores também visitaram duas lavouras de maracujá uma do Sr. Orlando Saldanha e a outra do seu filho Luís Ricardo, vários questionamento sugiram ao longo da visita de campo e naturalmente foram debatidas e respondidas pelos participantes.
O 1º Encontro de Produtores de Maracujá foi um sucesso, o envolvimento e integração dos produtores são notórios, visto que ao fim do encontro já ficou agendada um visita do grupo a uma região que é muito forte na produção de maracujá, o objetivo é conhecer algumas lavouras e também o viveiro de muda Flora Brasil que fica no município de Araguari - MG.
 A APRAFAD agradece a todos os participantes deste primeiro encontro e em especial aos produtores de maracujá Sr. Orlando Saldanha e Luís Ricardo que nos receberam com tamanha satisfação.


Autor: Adenilson Martins Caixeta                                                                                           Eng. Agrônomo/APRAFAD