18 julho 2013


CMDRS
Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável

No dia primeiro de julho deste ano foi realizada a nova eleição para a mesa diretora do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural - CMDRS de Divinópolis. Este conselho é uma forte ferramenta para o movimento rural do município, pois é através deste conselho que um instrumento importante de gestão pode ser elaborado, chamado Plano de Desenvolvimento Rural do Município. O CMDRS é um órgão consultivo, deliberativo e gestor de ações em prol do desenvolvimento socioeconômico da zona rural.
Há na atualidade uma emergência em efetivar maiores ações deste conselho e este objetivo foi abraçado pela nova diretoria. A perspectiva é de avanços significativos.
A função do Conselho é escutar as necessidades das comunidades rurais, fazer uma ação mediadora entre as situações conflito que estão instauradas e buscar a efetivação de mecanismos de direitos e de deveres, além de exercer um papel importante na gestão municipal de sua secretaria governamental – Secretaria do Agronegócio, o papel de controle social da política pública.
Os conselhos municipais, de modo geral, podem e devem exercem (dentro do âmbito instaurado das políticas públicas) o controle efetivo dos recursos gastos pelo governo municipal, oferecendo subsídios importantes para construção de propostas para o orçamento público.
Em Divinópolis, o CMDRS tem participado e contribuído com o processo de elaboração do Plano Plurianual do Município através da indicação de propostas nas mais diversas áreas das políticas públicas como Assistência Social, Saúde e fomento à produção da agricultura familiar. O intuito é de envolver ainda mais a zona rural nas propostas orçamentárias do governo municipal, buscando aprimoramento da qualidade de vida dos moradores e trabalhadores da zona rural.
A participação no CMDRS é feita pelos conselheiros, que são membros eleitos nas comunidades rurais, contudo o pleito de voz é aberto a qualquer membro da sociedade civil tanto para avaliar ações quanto para sugerir propostas. Portanto, a formação do conselho é plural e paritária entre Estado (governo) e sociedade civil. O conselho é um canal aberto de participação popular e está em contato direto com o governo, desta maneira o conselho é um importante instrumento democrático em favor do povo, para esclarecer e ouvir o povo.

Assim, torcemos para que a nova gestão do CMDRS seja plena de conquista e de superação dos desafios... Desejamos a todos bons trabalhos!

Sheila Costa
Assistente Social STR



16 julho 2013

Será realizada nesta terça feira 16 de julho de 2013 para constituição da Cooperativa, a Assembléia Geral de Constituição.

EDITAL DE CONVOCAÇÃO DA
ASSEMBLÉIA GERAL EXTRAORDINÁRIA DE CONSTITUIÇÃO DA COOPRAFAD (Cooperativa dos Produtores da Agricultura Familiar de Divinópolis e Região/MG)

Os membros da Comissão Organizadora para Constituição da
COOPRAFAD - Divinópolis e Região convocam para Assembléia Geral de Constituição, a ser realizado no CEFFEC – Centro Franciscano de Formação e Cultura, Rua Minas Gerais, nº 582 na Cidade de Divinópolis, Estado de Minas Gerais no dia 16 de julho de 2013 às 16h30min, em primeira, segunda e última convocação respectivamente, para com um mínimo de vinte pessoas presentes, deliberar sobre a seguinte ordem do dia:

1.   Leitura discussão e aprovação do Estatuto Social;
2.   Eleição dos membros do Conselho de Administração e Fiscal;
3.   Constituição da COOPRAFAD (Cooperativa dos Produtores da Agricultura Familiar de Divinópolis e Região/MG);
4.   Subscrição e Integralização do Capital;
5.   Outros assuntos não deliberativos.



______________________________________________________
Nilson Sérgio Pereira
Representante - Comissão de Constituição
Edvard José Ferreira, Vinicius Cesar Ferreira, Amara Faustino da Silva, Alberto Coutinho Amaral, Agnaldo de Alencar Melo, Paulo Gonzaga, Eduardo Cesar Gonzaga, Felipe Ferreira, Nilson Sérgio Pereira, Adenilson Martins Caixeta.



Divinópolis 09 de julho de 2013


15 julho 2013

Técnico regional da Emater, realiza palestra sobre irrigação e cultivo de moranga híbrida.

                 Na reunião ordinária da APRAFAD, realizada no dia 09/07/2013, contamos com a participação do técnico regional da Emater Sr. Rovilson, que trouxe através de um bate papo descontraído informações importantíssima sobre manejo de irrigação e o cultivo de moranga híbrida, foram relatos da experiência e observação da natureza nos mais de 39 anos como extensionista da Emater. 
            Segundo o Sr. Rovilson o manejo da irrigação exige observação e é uma prática totalmente diferente de molhamento, pois no manejo da irrigação existe critério que vão determinar quando e quanto irrigar e isso faz muita diferença na produtividade. A irrigação excessiva no período de inverno provoca o resfriamento do solo o que causa uma redução da atividade metabólica da planta.
             A experiência e as informações tragas sobre o cultivo de moranga Hibrida foram  muito importante, visto o nosso empenho em fomentar essa atividade. Na conversa com o Sr. Rovilson surgiu até a possibilidade de uma visita aos produtores de moranga do município de luz - MG, lugar que ele trabalhou durante muitos anos.
A APRAFAD agradece aos Sr. Rovilson a disponibilidade de mesmo fora do seu horário de trabalho ter nos atendido e contribuído para com a agricultura familiar.  



FOTOS:  Adenilson Martins Caixeta / Eng. Agrônomo/APRAFAD



 


10 julho 2013

INOVAÇÃO E CAPACITAÇÃO NOBUFFET RURAL”

 O Buffet Rural é um setor da APRAFAD - Associação dos Produtores da Agricultura Familiar de Divinópolis e Região, que apoio e cria oportunidade para que Mulheres Trabalhadoras rurais desenvolvam uma atividade geradora de renda e de independência financeira. 
Com o objetivo de fortalecer e qualificar esse grupo a APRAFAD em parceria com SENAR, promoveu entre os dias 24 à 28 de junho um curso sobre produção de quitandas. O curso ministrado pela instrutora Luana, contou com a participação de 13 mulheres Trabalhadoras rurais que durante uma semana puderam tirar dúvidas e ter acesso a informações sobre higiene na manipulação de alimentos, conservação, tecnologias de produção, legislação e dicas de como agregar valor aos seus produtos.
O Buffet Rural já é um projeto de sucesso, pelas peculiaridades dos produtos: típicos da roça e pela simpatia e jeito acolhedor das mulheres quem serve os cafés. O Buffet Rural atua principalmente com a oferta de quitandas, sucos naturais, café, leite e já conta com participação e exposição  em eventos como Agriminas, feira Nacional de Panificação e em conferencias  municipais, além dos eventos particulares. Venha conhecer nossos trabalhos.

FOTOS:  Adenilson Martins Caixeta / Eng. Agrônomo/APRAFAD







AGRICULTURA FAMILIAR DE DIVINÓPOLIS MARCA PRESENÇA NA HORTITEC.
Pelo segundo ano consecutivo a APRAFAD em parceria com a Emater de Divinópolis, Cláudio, Pedra do Indaiá e São Sebastião do Oeste organizam e mobilizam os agricultores familiares da região para visita á Hortitec e ao Campo experimental da Topseed sementes.

            A Hortitec é uma das maiores feiras tecnológicas do setor de produção de hortaliças, frutas e flores, atraindo Profissionais e técnicos, tanto do Brasil como do exterior, interessados em conhecer as tendências do desenvolvimento tecnológico do mercado, trocar experiências e realizar negócios. Em 2012, em sua 19ª edição, participaram aproximadamente 370 empresas e mais de 25.500 visitantes. Divinópolis e região não poderiam ficar de fora de um evento que agregar tanto conhecimento e permite a troca de experiências entre agricultores, cerca de 30 pessoas ( agricultores e  técnicos) de Divinópolis e região, puderam ter acesso às mais novas tecnologias em:
Plásticos
Telas
Embalagens
Mudas
Vasos
Defensivos
Fertilizantes
Sementes
Irrigação
Ferramentas
Bulbos
Substratos
Climatização
Biotecnologia
Assessoria técnica
Assessoria em
Comércio exterior
Informática
Literatura
Produtos importados

         Além da visita a Hortitec, tivemos a experiência de visitar o campo experimental da Topseed Sementes. O campo experimental é o local onde a empresa desenvolve e testa os matérias que vão ser comercializado. Foi uma oportunidade muito boa para avaliar em campo o desempenho das variedades e híbridos da empresa. O alto nível tecnológico empregado na produção dentro do campo experimental oferece a chance de ver aplicadas tecnologias como o cultivo com mulnchig, túnel baixo e em estufa e os detalhes do  manejo da cultura implantadas.









    Foi uma satisfação ver a surpresa e a alegria dos participantes diante de coisas tão simples, porém tão desconhecidas. Os resultados foram alcançados e só nos resta agradecer as pessoas que contribuíram de maneira mais significativa para que esta viagem acontecesse. Deixo aqui o muito obrigado  a José Alves Branquinho - (Produtor Rural ) e Anderson (  Técnico da TopSeed)