31 outubro 2013

ALIMENTAÇÃO ESCOLAR, COMPRA DA AGRICULTURA FAMILIAR
APRAFAD e Escolas estaduais se encontram para troca de experiências.

No dia 29 de outubro de 2013, estiveram reunidos na Superintendência Regional de Ensino (escolas estaduais), o presidente da APRAFAD e diretor do STR Nilson Sérgio Pereira, Luíza Amélia Coimbra, Silvana Santos Honorato e equipe da rede de ensino estadual, no total mais de 10 pessoas tratando de assuntos voltados para a compra da agricultura familiar. Dos dois lados existe o interesse pelo bom funcionamento do programa PNAE, Resolução 26 de junho de 2013 da lei 11.947/09, ambos têm enfrentado dificuldades. Se tratando de cidades onde a abrangência da Superintendência e não conta com grupos organizados as dificuldades são ainda maiores. A reunião também teve como objetivo encontrar meios para amenizar os problemas enfrentados nestas cidades onde muitos agricultores não querem vender, segundo Luiza Amélia Coimbra.
Mais de duas horas de conversa e bons resultados surgiram, vários encaminhamentos e esclarecimentos, entre eles a necessidade de as escolas estaduais se juntarem e repassar para APRAFAD as demandas antecipadas, que ajudará na programação de produção e conseqüentemente no fornecimento e cumprimento de contrato, uma reunião específica para este debate irá acontecer no final do mês de novembro, outro ponto importante definido é que APRAFAD e Superintendência irão realizar um encontro de capacitação no início de 2014 para os envolvidos diretamente com os produtos da agricultura familiar a fim de estarem desenvolvendo criatividades de uso mais adequado dos produtos na merenda.
As escolas precisam comprar mais, para garantir o cumprimento da compra de no mínimo de 30% da aquisição da agricultura familiar e os agricultores precisam vender mais. Este é um mecanismo de favorecimento para ambos. Foi um encontro que valeu a pena, todos saíram confiantes e certos de uma coisa, precisamos nos aproximar mais!

Nilson Sérgio Pereira


30 outubro 2013

1° FEIRA DA AGRICULTURA FAMILIAR DE DIVINÓPOLIS – FAFAM
SUCESSO!!!!
Ocorreu no último dia 19 de outubro de 2013 no Parque de Exposições de Divinópolis a 1° FAFAM e o 6° Encontro da Agricultura Familiar, uma exposição feirante dos agricultores familiares de Divinópolis e Região. O evento contou com a presença de agricultores familiares de Divinópolis, Pedra do Indaiá, Formiga, Claúdio e São Sebastião do Oeste. Foi um dia inteiro de atrações diversas e de comercialização de produtos de alta qualidade, funcionais e saudáveis.
O evento foi realizado pela APRAFAD, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Divinópolis, Governo do Estado de Minas Gerais e parceria com a Prefeitura Municipal local. A FAFAM é uma resposta inovadora da agricultura familiar da região, e trás consigo expectativas múltiplas tanto para ampliação do universo comercial quanto a busca efetiva pela valorização e promoção da agricultura familiar como mecanismo altamente competitivo e confiável para a produção de alimentos.
A FAFAM apresentou ao público shows sertanejos, pratos rurais típicos de nossa região, as primeiras olimpíadas rurais para a infância divinopolitana, comercialização de produtos saudáveis do mercado hortifruti e a simpatia de agricultores familiares, que com grande entusiasmo e dedicação trabalharam junto com a equipe de organização e fizeram deste evento um marco significativo da agricultura familiar.
Para valorização de todos os agricultores familiares, em parceria com a Rede ABC, houve uma premiação especial e com destaque para os melhores, além disso, buscou-se durante todo o evento apresentar para o público a força e a determinação daqueles que trabalham no campo para enriquecer nossas mesas com produtos de qualidade.
A próxima edição do evento será lançada em breve, tendo em vista os ótimos resultados alcançados! Parabéns a todos os agricultores familiares, a toda equipe de organização, a todos parceiros e patrocinadores, esta vitória é nossa!!!

                                        Sheila Costa – Assistente Social STR







Fotos: Adenilson Martins - Engenheiro APRAFAD
CURSO SOBRE MANEJO DE SISTEMAS DE IRRIGAÇÃO LOCALIZADA

Parceria entre APRAFAD e o SENAR, possibilita realização de mais uma capacitação para os agricultores familiares envolvidos e associados à APRAFAD. O curso realizado na propriedade do Sr. José Alves Branquinho na comunidade da Posse - Divinópolis -MG, nos dias 30/09 a 03/10/2013, foi uma boa oportunidade para os agricultores de Divinópolis, visto que os sistemas de irrigação localizada (gotejamento e microaspersão) são os mais utilizados no município. Existe uma deficiência grande quanto à implantação e manejo desses sistemas de irrigação e o curso ministrado pelo consultor do Senar, Sr. David Rodrigues Villamagna veio de encontro a essa deficiência.
  O curso teve como foco principal capacitar os agricultores, para que tenham habilidades para detectar e resolver problemas que vão desde a parte elétrica, casa de bomba, tubulações até nos gotejadores ou microaspersores. Foi trabalhada a questão do manejo preventivo, que envolve procedimentos que devem ser realizados na casa de bomba, no manejo da fertirrigação,  na limpeza,  e também a parte de monitoramento da  pressão, vazão dos sistema, entre outras coisas que contribuir para otimização do sistema irrigação.
APRAFAD em nome dos agricultores agradece ao SENAR por essa parceria e também ao Sr. José Alves Branquinho por ceder sua propriedade para realização desse curso



FOTOS:  Adenilson Martins Caixeta / Eng. Agrônomo/APRAFAD
CECANE/UFOP TIRA DÚVIDAS SOBRE MUDANÇAS NA LEGISLAÇÃO DO PNAE.

Mudanças na legislação do PNAE fazem a APRAFAD buscar orientação no Cecane/ UFOP - Centro colaborador em alimentação e nutrição. O Cecane de Ouro Preto foi Criado na UFOP, em 2008, para atuar na região Sudeste, consiste em unidade credenciada pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), constituída para servir de referência e apoio para o desenvolvimento de ações e projetos no âmbito do PNAE.
No ultimo dia 17 de outubro a APRAFAD - Associação dos Pequenos Produtores da Agricultura Familiar de Divinópolis, contou com a presença do consultor do CECANE/UFOP O Eng. Agrônomo Peterson Cleber Teixeira dos Santos, na oportunidade a equipe de colaboradores da APRAFAD (funcionários, representante local da Emater e produtores), puderam levantar e retira muitas dúvidas sobre o processo de comercialização no PNAE.
As orientações repassadas pelo Peterson trouxeram mais segurança e tranqüilidade para todos os colaboradores envolvidos na condução do processo de comercialização para o PNAE. Agradecemos aos CECANE/UFOP pelas orientações e pela disponibilidade e nos atender.




FOTOS:  Adenilson Martins Caixeta / Eng. Agrônomo/APRAFAD

18 outubro 2013

AGRICULTORES DISCUTEM NOVA RESOLUÇÃO DO PNAE (RES. 26)
No último dia 10 de outubro de 2013, a APRAFAD realizou uma assembléia geral convocando os agricultores familiares interessados pelo fornecimento para alimentação escolar 2014.
Discutiram as mudanças apresentadas na nova resolução e como se enquadrarem na nova proposta, inclusive para os grupos formais tem mudança, no caso da APRAFAD.
Foi uma reunião participativa, onde teve a presença da Emater Local com Alberto, do Secretário de Agronegócios Paulo Marius, e também a visita dos representantes da empresa Naturall Hortifut, da cidade de Contagem BH MG. O Sr. Alexandre Urgedo, gerente de compras e o vendedor Ederson, que palestraram apresentando a empresa, o trabalho e o motivo da visita. Eles tem interesse em firmar parceria com a APRAFAD para que os agricultores possam produzir e fornecer para a empresa.
Os presentes gostaram da proposta e quiseram visitar a empresa, ficando marcado para o dia 31 do mês de outubro de 2013 com saída às 6:30 horas da porta do Sindicato dos Trabalhadores Rurais.
Irá um grupo de aproximadamente 20 agricultores.
É a APRAFAD trazendo novas oportunidades para seus associados.

Nilson Sérgio Pereira

17 outubro 2013

1ª Feira da Agricultura Familiar - FAFAM


Divinópolis realiza a sua 1ª Feira da Agricultura Familiar - FAFAM, e 6º Encontro de produtores do Centro Oeste já ocorrida na cidade há 5 anos em parceria com a rede ABC.
O evento, agora passa ter novo formato, se tornou uma feira.
O evento traz mais oportunidades aos agricultores e também diversão, cultura e lazer. A ideia é trazer para a cidade o que os agricultores sabem fazer, mostrando que o meio rural esta vivo, é importante e precisa ser valorizado.

A FAFAM tem o suporte das organizações APRAFAD, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Prefeitura Municipal de Divinópolis, Governo do Estado, Sindicato Rural, EMATER, IMA, IEF, CONSEIA, CMDRS, Banco do Brasil, FIEMG, SENAR, SEBRAE, Câmara Municipal e outros mais parceiros da Agricultura Familiar; atores que tem desenvolvido ações possibilitando a realização de projetos importantes para os agricultores e para o meio rural.
Essa parceria fortalece o avanço.

A Agricultura Familiar de Divinópolis através da APRAFAD tem recebido várias visitas de cidades vizinhas, com o interesse de conhecer nosso trabalho, como desenvolvemos a operacionalização com o Programa do PNAE.
A criação da cooperativa COOPRAFAD – Cooperativa dos Produtores da Agricultura Familiar de Divinópolis e Região fundada em 16 de julho de 2013 vêm trazer para os agricultores novas possibilidades e encaixar os trabalhos já realizados pela associação dentro de normas mais convenientes, abrindo as portas para o futuro, novos negócios e novas realizações.










Dia 19 de outubro de 2013 é o  dia da 1ª FAFAM, no Parque de Exposição a partir das 9h.
Você é nosso convidado especial a abrilhantar nossa feira, um evento da familiar agricultura familiar para sua família. Vamos ter muita coisa boa por lá, será um dia diferente.
Participe!

Nilson Sérgio Pereira

Presidente da APRAFAD e Diretor Secretario Sindicato dos Trabalhadores Rurais



09 outubro 2013

Programa de rádio Sindicato e APRAFAD


Queridos ouvintes, não percam o programa Sindicato e APRAFAD  na rádio Divinópolis de 14:00 ás 15:00. No dia 09 e 16 de outubro, será sobre a FAFAM- 1ª Feira da Agricultura Familiar de Divinópolis. Fique por dentro de tudo que acontecerá na FAFAM dia 19 de outubro.

08 outubro 2013

Divinópolis é exemplo em evento do Sebrae no Sul de Minas

O prefeito de Divinópolis, Vladimir Azevedo, foi um dos expositores no evento ‘Fomenta Minas’ realizado na cidade de Varginha. O encontro tem o objetivo de promover orientações para micro e pequenos empresários sobre os processos de compras governamentais e aproximá-los de potenciais compradores. Convidado pela organização do evento, Vladimir falou para gestores, funcionários públicos e agricultores familiares, sobre o processo da Agricultura Familiar na compra da merenda escolar – oportunidades e desafios.

Para a direção do evento, o ‘case’ de Divinópolis é considerado o melhor do estado, e por isso, inserido na programação. “É fantástica a experiência de Divinópolis no que se refere ao plano de aquisição alimentar. Pode se considerada uma experiência única no estado, tanto é que este plano deu a Divinópolis o prêmio prefeito empreendedor. Ter o Vladimir com a gente hoje relatando a prática e a disseminando, para que outros municípios possam também adotá-la, é prazeroso. Hoje Divinópolis deixou uma semente importante”, considerou  Nair Andrade, Gerente de Políticas Públicas do Sebrae-MG.

A secretária de Educação de Nova Era, Silvania Mendes Martins, abordou o prefeito Vladimir, logo após sua exposição. “Fiz questão de parabenizá-lo sobre o trabalho que é desenvolvido em Divinópolis nesta área. Como ele bem colocou, a população rural representa pouco em número de habitantes e mesmo assim, ele teve esta atenção, que é necessária a importante”, comentou.

O prefeito Vladimir, afirmou que a participação de Divinópolis no evento é uma forma de reconhecimento do que é realizado na agricultura familiar da cidade. “Talvez Divinópolis seja uma cidade que menos daria para discutir este tipo de assunto, pelos dados apenas 3% da população é rural. Nós procuramos fazer um trabalho prático e objetivo para chegar na evolução desta política. Fomentando o associativismo,  organizando os produtores, através da Aprafad, combatendo o êxodo rural e garantindo a segurança alimentar e trabalhando o assunto de forma compartilhada, com o Desenvolvimento Social, Educação, Agronegócios e Planejamento para fazer valer o projeto. E dentro do programa são desenvolvidas e observadas várias questões, como aquilo que vai ser produzido, se não, o produtor pode gerar super oferta de um produto e escassez de outro”, destacou.  
  
O prefeito lembrou que no dia anterior, foi apresentado a nova etapa do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA); a assinatura do convênio com a Aprafad que tem como objetivo fomentar o associativismo, bem como possibilitar aos pequenos produtores meios para produzir, organizar, qualificar e comercializar seus produtos; e  assinatura do convênio  com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais – Emater, que atua para melhorar as condições econômicas e sociais da população rural com aproveitamento adequado das potencialidades do município.

Acompanharam, o prefeito Vladimir, o secretário municipal de Agronegócios, Paulo Marius; o diretor de Abastecimento, Pecuária e Infraestrutura, Moisés Soares; e o presidente da Associação dos Pequenos Produtores da Agricultura Familiar de Divinópolis (Aprafad) Nílson Sérgio Pereira. “Tive a honra de falar também um pouco ao público presente da nossa vivência. Tem que ser ressaltado que o projeto é viável graças a esse apoio forte da prefeitura e a vontade política do prefeito Vladimir, em querer que Divinópolis, apesar do pequeno número de produtores, mas que consegue fazer um trabalho de valorização do meio rural”,  resumiu Nílson.

“Ele mostrou os resultados de Divinópolis e fez com que vários agentes públicos o procurassem após sua fala. Dividir essa experiência com outros gestores é bom para nossa cidade”, falou Paulo Marius.

Durante dois dias foram realizadas rodada de negócios, seminário sobre boas práticas em políticas públicas municipais, além do encontro do Fórum Permanente Mineiro das Micro e Pequenas empresas. Também foram apresentados painéis sobre compras governamentais, oficinas de negócios com o poder público e oficinas de gestão.