27 novembro 2011

Visita a Embrapaa Hortaliças e a Cooperativa Cootaquara

Nos dia 31/10/2011 e 01/11/2011 um grupo  de 25 produtores rurais e representantes da secretaria de  Agronegócio de Divinópolis tiveram a oportunidade de participar de uma viagem á Embrapa Hortaliças e  a Cooperativa Cootaquara,  organizada pela APRAFAD e pela EMATER. Na ocasião os produtores  puderam   conhecer os trabalhos desenvolvidos no centro  nacional de  pesquisa da Embrapa Hortaliças, participaram de  palestras, demonstração  de tecnologias, foi um dia inteiro repleto de muito aprendizado. Já na terça-feira visitamos a cooperativa Cootaquara também em Brasília, foi uma troca de experiência muito intensa, percebida pela curiosidade e  participação de todos durante as apresentações, visitas aos galpões e a propriedades de cooperados. O evento é mais uma prova da busca constante, que a APRAFAD e seu parceiros faz para que a agricultura em Divinópolis, passa garantir ao agricultor familiar condições de renda para o seu conforto, saúde e lazer.




Agradecemos aos nossos parceiros, Rede de supermercados ABC e Sindicatos dos Trabalhadores Rurais de Divinópolis que viabilizaram financeiramente a nossa visita, muito obrigado.

06 outubro 2011

Programa de Credito Rural


O Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) financia projetos individuais ou coletivos, que gerem renda aos agricultores familiares e assentados da reforma agrária. O programa possui as mais baixas taxas de juros dos financiamentos rurais, além das menores taxas de inadimplência entre os sistemas de crédito do País. 
O acesso ao Pronaf inicia-se na discussão da família sobre a necessidade do crédito, seja ele para o custeio da safra ou atividade agroindustrial, seja para o investimento em máquinas, equipamentos ou infraestrutura de produção e serviços agropecuários ou não agropecuários. 
Após a decisão do que financiar, a família deve procurar o sindicato rural ou a Emater para obtenção da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), que será emitida segundo a renda anual e as atividades exploradas, direcionando o agricultor para as linhas específicas de crédito a que tem direito. Para os beneficiários da reforma agrária e do crédito fundiário, o agricultor deve procurar o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) ou a Unidade Técnica Estadual (UTE). 
O agricultor deve estar com o CPF regularizado e livre de dívidas. As condições de acesso ao Crédito Pronaf, formas de pagamento e taxas de juros correspondentes a cada linha são definidas, anualmente, a cada Plano Safra da Agricultura Familiar, divulgado entre os meses de junho e julho.
Para mais informações clique aqui.

Fonte: Secretaria da Agricultura Familiar

Programa Agricultura De Baixo Carbono