11 março 2013


PRODUTORES DE MARACUJÁ DE DIVINÓPOLIS BUSCAM EXPERIÊNCIA NO ALTO PARANAÍBA.


No último dia 06 de março, um grupo de 12 pessoas organizadas através da APRAFAD, EMATER e do SINDIOESTE, tiveram a oportunidade de visitar alguns produtores de maracujá do município do Carmo do Paranaíba.  A tradição no cultivo do maracujá na região, já tem mais de 20 anos e segundo o produtor Sr. Tarcísio, tudo teve inicio com os projetos de fomento a produção maracujá feitos pela “Maguary” empresa de bebidas e alimentos. Hoje a região do Alto Paranaíba conta com um grande número de produtores, que em quase sua totalidade são agricultores familiares que viram na cultura do maracujá a possibilidade de uma renda semanal durante quase todo ano.
 Na oportunidade visitamos algumas propriedades, uma casa agropecuária que dá suporte a produção de maracujá na região, visitamos  também uma fábrica de sucos que vai ser inaugurada ainda este ano, foi um momento de muito aprendizado e troca de informação. Apesar das diferenças regionais existentes, a visita possibilitou um maior entendimento sobre manejo da cultura, cadeia produtiva, perspectiva de mercado. Criou possibilidades de parcerias e negócios entre os envolvidos.
Satisfeito com os resultados e com as perspectivas que surgem, quero em nome de todos os agricultores agradecer aos Sr. Tarcísio e o Sr. Alcides, que nos receberam com tanta atenção e entusiasmo. Muito obrigado!



 Adenilson Martins Caixeta                                                                               Eng. Agrônomo

Nenhum comentário:

Postar um comentário