01 abril 2013


ESPERANÇA DE UMA AGRICULTURA COM MENOS AGROTÓXICO: INOVAÇÃO E TECNOLOGIA NO CONTROLE BIOLÓGICO DE PRAGAS E DOENÇAS.
A APRAFAD na sua ultima reunião ordinária no dia 12 de março contou com a presença e participação de dois representantes da distribuidora de insumos agrícolas - Casa Bugre. O palestrante Ricardo que veio de Campinas - SP e o Sr. Fumil que veio de Pouso Alegre-MG, na ocasião trouxeram informações muito interessantes, sobre tecnologias alternativas para o controle de pragas e doenças.  São produtos biológicos que estão conquistando espaço no mercado brasileiro, visto o apelo ecológico que estes produtos têm, pois, são fungos e bactérias fitopatogênicos e entomopatogênicos, com ação tanto no controle de doenças de parte aérea, doenças de solo, nematóides, e bacterioses.
 Segundo o palestrante o manejo da lavoura com produtos biológicos têm mostrado grande eficiência e resultados positivos.  Em algumas lavouras de hortaliças do Estado de São Paulo e em cultivos de morango em Pouse Alegre-MG, a aplicação de agrotóxico chegou a ser eliminada depois que se iniciou o controle biológico. A linha de produtos apresentada é bem ampla, com produtos para proteção de raízes, recomposição da fauna do solo, produtos preventivos e curativos, que aliados a uma boa nutrição e manejo adequado da cultura tem sido sinônimo de sucesso.  
A agricultura familiar tem um anseio muito grande por esse tipo de tecnologia alternativa, estamos otimistas com a possibilidade de acesso a esse tipo diferenciado de produto. A sustentabilidade agregada ao sistema com o uso desses produtos se revela através da conservação e do equilíbrio do meio ambiente, através da segurança que o agricultor passa a ter na hora de aplicar o produto para controle de pragas e doenças e também através da segurança alimentar da população, que passa a consumir produtos sem resíduos de agrotóxico.
Queremos aqui agradecer a disponibilidade e presteza com que o Sr. Ricardo e o Sr. Fumil atenderam o convite, e estender os agradecimentos ao Eng. Agrônomo Nilo através de quem fizemos o contato com os palestrantes.         
Adenilson Martins Caixeta


Nenhum comentário:

Postar um comentário