18 julho 2013


CMDRS
Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável

No dia primeiro de julho deste ano foi realizada a nova eleição para a mesa diretora do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural - CMDRS de Divinópolis. Este conselho é uma forte ferramenta para o movimento rural do município, pois é através deste conselho que um instrumento importante de gestão pode ser elaborado, chamado Plano de Desenvolvimento Rural do Município. O CMDRS é um órgão consultivo, deliberativo e gestor de ações em prol do desenvolvimento socioeconômico da zona rural.
Há na atualidade uma emergência em efetivar maiores ações deste conselho e este objetivo foi abraçado pela nova diretoria. A perspectiva é de avanços significativos.
A função do Conselho é escutar as necessidades das comunidades rurais, fazer uma ação mediadora entre as situações conflito que estão instauradas e buscar a efetivação de mecanismos de direitos e de deveres, além de exercer um papel importante na gestão municipal de sua secretaria governamental – Secretaria do Agronegócio, o papel de controle social da política pública.
Os conselhos municipais, de modo geral, podem e devem exercem (dentro do âmbito instaurado das políticas públicas) o controle efetivo dos recursos gastos pelo governo municipal, oferecendo subsídios importantes para construção de propostas para o orçamento público.
Em Divinópolis, o CMDRS tem participado e contribuído com o processo de elaboração do Plano Plurianual do Município através da indicação de propostas nas mais diversas áreas das políticas públicas como Assistência Social, Saúde e fomento à produção da agricultura familiar. O intuito é de envolver ainda mais a zona rural nas propostas orçamentárias do governo municipal, buscando aprimoramento da qualidade de vida dos moradores e trabalhadores da zona rural.
A participação no CMDRS é feita pelos conselheiros, que são membros eleitos nas comunidades rurais, contudo o pleito de voz é aberto a qualquer membro da sociedade civil tanto para avaliar ações quanto para sugerir propostas. Portanto, a formação do conselho é plural e paritária entre Estado (governo) e sociedade civil. O conselho é um canal aberto de participação popular e está em contato direto com o governo, desta maneira o conselho é um importante instrumento democrático em favor do povo, para esclarecer e ouvir o povo.

Assim, torcemos para que a nova gestão do CMDRS seja plena de conquista e de superação dos desafios... Desejamos a todos bons trabalhos!

Sheila Costa
Assistente Social STR



Nenhum comentário:

Postar um comentário