18 maio 2012

Assistencia técnica para agricultura familiar brasileira



Aconteceu em Brasília de 23 a 26 de abril de 2012 a 1ª Conferencia de ATER (Assistência e Extensão Rural) onde teve participação de delegados e delegadasde todo o Brasil. Os 27 estados da Federação estavam representados por lideranças de agricultores familiares das diversas etnias Brasileira, reunidos no Centro de Convenções de Brasília para discutir e melhorar as 152 propostas da conferência do documento base para ATER para o Brasil e propor novas propostas com base nas que saíram das conferências estaduais.
Agricultores Familiares de todo o Brasil aguardam ansiosos por uma assistência técnica de qualidade que vise melhorar a vida dos agricultores possibilitando uma produção segura, sustentável e agro ecológica valorizando o campo.

Cinco eixos temáticos discutidos por mais 700 delegados presentes distribuídos por eixo no total de 10 grupos. Foram momentos importantes, principalmente os trabalhos nos grupos onde cada segmento (índios, quilombolas, ribeirinhos, movimento das mulheres, jovens, Contag, Fetags e outros.) defenderam propostas a seus interesses.
O campo Brasil está passando por um momento muito importante, chamando a sociedade ligada ao campo para discutir, propor e opinar sobre o modelo de assistência técnica que desejam. Faz necessário no paísa participação de todos num país democrático vindo a contribuir na implementação da lei da PENATER visando a valorização da Agricultura Familiar e todo o público de ATER.

Foram quatro dias de muito trabalho, discussões, trocas de experiências, novas amizades, momentos culturais, uma jornada em média de 10 horas diárias.
Contatos importantes poderão resultar em benefícios para nossa cidade e região, por exemplo: com representantes do MDA, MDS, Sindicatos de outras regiões e pólos.
Foi também uma oportunidade de participar junto com Diretores da Fetaemg no lançamento da 1ª Secretaria de Agricultura Familiar do PDT Nacional, liderada pelo Deputado Federal José Silva de Minas Gerais (Ex: diretor da Emater).

Nós Agricultores precisamos cada vez mais nos unir e nos fortalecer para reivindicar nossos interesses, ter poder de barganha, buscar melhor qualidade de vida e garantir nossos direitos. Ir, buscar, articular, reivindicar, defender, lutar, conquistar, mostrar que existimos e a importância que temos para esse país. Nós de Divinópolis representados por Nilson Sérgio Pereira contribuindo com um pouco para a transformação deste Brasil, uma responsabilidade e ao mesmo tempo um sonho de participar de um processo de transformação e nacional que influenciará na vida de cada cidadão brasileiro principalmente os agricultores familiares, o povo que vive no campo.

Nilson Sérgio Pereira
Diretor Secretário- STR



Nenhum comentário:

Postar um comentário