14 maio 2012

CMDRS - Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável



Este conselho reúne mensalmente toda 1ª segunda-feira de cada mês, são membros de lideranças comunitárias da área rural de Divinópolis, representantes de órgãos públicos e privados ligados a área rural como Emater, Patrulha Rural, Banco do Brasil, Secretaria de Agricultura e outros que estiveram presentes.
Vários assuntos foram tratados, o presidente Sebastião Cândido falou sobre a coleta dos lixos nas comunidades rurais, e adequação quanto aos dias e horários das coletas, falou também sobre a aprovação do novo código florestal que agora depende da Presidenta Dilma o veto ou aprovação e falou sobre a queda dos juros.

Nilson falou dos resultados da conferencia Nacional de ATER e que foi feito um documento pedindo o veto do novo código que foi aprovado na conferencia e entregue ao ministro Pepe Vargas que se encarregou de levar a Presidenta.

Integrantes da Patrulha Rural falaram sobre o projeto “Vizinhança Segura, Comunidade Segura”. O projeto é tratado com moradores onde a polícia passa aos interessados dicas de como funciona, quais os critérios, qual deve ser a participação de cada morador.
Cada morador pode colocar em sua residência uma placa e na comunidade protegida. As comunidades interessadas no projeto podem entrar em contato com a polícia.
Andréia funcionária da Secretaria de Agronegócio falou sobre os convênios e que algumas comunidades rurais recebem recursos da prefeitura para ajudar nos trabalhos como abastecimento de água, limpeza e manutenção de praças e etc.
O convenio da Aprafad que havia sido aprovado em outra ocasião volta para apreciação devido ao numero de parcelas previsto anteriormente (9) e a secretaria pede que sejam 6 parcelas.

Foi falado sobre o prato rural que neste ano vai acontecer durante 3 dias, 25, 26 e 27 de maio no parque de exposição, cada comunidade pode criar seu prato e participar do evento e aproveitar a oportunidade para arrecadar fundos. Inscrições podem ser feitas na secretaria de agronegócio.

Chacrinha presidente dos feirantes de Divinópolis falou sobre o impasse entre a igreja Senhor Bom Jesus (Bairro Niterói) e a feira, pois o padre esta pedindo que seja mudado o local da feira, assunto que esta mexendo com os feirantes.

Dia 14 de maio as 14horas acontecerá uma audiência publica para tratar da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentária), é importante a participação das comunidades para defender propostas orçamentárias via secretaria de agronegócio e se os recursos estão prevendo ações para o meio rural para o próximo ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário