18 maio 2012

Educação no Campo e para o Campo


Uma proposta do movimento sindical de trabalhadores rurais
  
A Escola Municipal Benjamin Constant da comunidade rural de Buritis município de Divinópolis que atende a alunos de várias comunidades da região sul de Divinópolis (a 11 km de Divinópolis/MG), inicia o projeto de ensino aos alunos sobre noções em agropecuária e meio ambiente.

Inicialmente será trabalhada com os alunos parte de agricultura e meio ambiente, onde os alunos receberão informações teóricas e práticas sobre as atividades na agricultura.

Fará parte do currículo escolar dos alunos, planejamento, a pratica, tratos culturais procedimentos de vendas dos produtos e resultados. Os professores poderão desenvolver a metodologia de ensino voltada ao assunto aliado a cada matéria.

Com isso, desde cedo os alunos do meio rural passarão a ter noções sobre atividades do campo através das matérias curriculares com a nova metodologia voltada para o campo, gerando interesse nos alunos pela permanência na roça e “falando a língua deles”.

O êxodo rural é um problema real e acontece em todo Brasil, para amenizar o problema é preciso despertar interesses nas crianças e jovens pela permanecer no campo, podendo produzir e sobreviver do trabalho rural com qualidade de vida sustentável.

O campo é uma fonte renovável, sustentável e de qualidade de vida, produz saúde, porém depende das ações concretas por parte do ser humano.

No dia 20 de abril de 2012, o diretor secretário do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e presidente da Aprafad Nilson Sérgio Pereira em visita a escola conversou com os professores onde trataram do assunto.
Ficou definido que o projeto terá o apoio do Sindicato e da Aprafad e que estará à disposição da escola o engenheiro agrônomo da Aprafad Adenilson Martins para acompanhar e ajudar na execução e acompanhamento do projeto.

O Brasil está preocupado com a situação do campo, várias discussões estão acontecendo, inclusive a presidenta Dilma lançou o PRONACAMPO, as conferencias como a de Ater que aconteceu nos estados e a nacional que aconteceu em Brasília, a de Segurança Alimentar entre outros movimentos, tem reivindicado politicas voltadas para o campo e para a educação. O nosso sindicato tem participado e representado o meio rural nos eventos e nas discussões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário