18 maio 2012

Segurança Alimentar Nutricional


7 de maio, reunião ordinária do Conseas (Conselho Municipal de Segurança Alimentar). 24 participantes; representantes de entidades assistenciais públicas e privadas, clínicas, secretaria de agronegócio, sindicato dos trabalhadores rurais e Aprafad dentre outros.

A presidente Janyne falou do seminário sobre agrotóxico e sobre o recadastramento de entidades que recebem doações do PAA (Compra Direta). Programa de Aquisição de Alimentos e de novas entidades interessadas a se cadastrar para estarem aptas a receber doações. Falou também sobre a responsabilidade de cada conselheiro e na atuação frente ao conselho, assuntos referentes a segurança alimentar serão tratados. O conselho é subdividido em câmaras temáticas com objetivos de acompanhar, fiscalizar, mobilizar, entre outras ações.

Rodrigo da Secretaria de Agronegócio falou sobre o 2º seminário de Agricultura Familiar de Divinópolis que acontecerá dia 20 de junho de 2012 de 8:00 às 16:00 horas, vários assuntos de interesse do homem do campo serão tratados neste evento onde haverá palestras, discussões e encaminhamentos. Também haverá a apresentação do certificado da Agricultura Familiar, é importante a participação dos agricultores, dos membros do Conseas e da população em geral, o local do evento será no Teatro Gravatá.

Hélio gerente da casa dos conselhos, fala do seminário sobre os mapas mentais, o que pensam crianças e jovens sobre o futuro de Divinópolis, evento que aconteceu nos dias 15, 16 e 17 de maio.

Moisés falou sobre o SIM (Sistema de Inspeção Municipal) referência estadual e nacional, falou sobre os demais programas como PNAE, PAA e outras referências. Divinópolis poderá em breve ser inserida no SISB que possibilitará as indústrias e agricultores enquadrados no SIM/SISB a venderem em todo o território nacional.

Foi lembrado mais uma vez aos conselheiros da importância e responsabilidade de cada um e do conselho. Políticas importantes que vem acontecendo no município como o PAA, Restaurante Popular, PNAE e outros passam por este conselho, é necessário o acompanhamento e fiscalização. O governo federal conta com uma boa ação do Conseas caso contrario poderá deixar de funcionar e ate mesmo ser suspenso, o Conseas assina programas, e auditórios poderão acontecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário